Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Programa realiza mais de 1 mil exames no Norte de MG

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
03/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG
Carreta da Saúde contabilizou mais de 1 mil exames no Norte de Minas

A carreta do Programa Saúde Itinerante levou mais saúde para os moradores das cidades de Espinosa, Porteirinha e Janaúba, no Norte de Minas, entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro. A ação, uma iniciativa do Sistema Faemg Senar em parceria com o Hospital de Amor, referência no tratamento do câncer, contabilizou mais de 1 mil exames realizados na região, contribuindo diretamente para desafogar a fila de espera das secretarias de saúde dos municípios, em especial para o público da zona rural.

“Essa é uma iniciativa importante para a região, pela prevenção que é essencial para a saúde. Aqui por exemplo, onde o sol é abundante, o exame de rastreamento do câncer de pele é essencial. Iniciativas como esta trazem melhorias para a saúde e dignidade, mostrando que o Sindicato Rural não é só exposição e festa, também integra a população”, pontuou o diretor do SPR de Janaúba, Roberto Amaral, última cidade da região a receber as ações.

Foram ofertados exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama, pele, colo de útero e próstata. Os Sindicatos Rurais de cada cidade foram parceiros nas ações, assim como as prefeituras municipais, que aproveitaram o contingente de pessoas para exames complementares, como teste de glicemia, HIV, Doença de Chagas, entre outros.

Pequeno produtor de feijão e milho, Antônio Pereira de Castro se surpreendeu com a qualidade dos exames. “Eu tirei um tempinho para vir cuidar da saúde porque, se não nos importarmos com ela, depois ficar pior. Vim fazer o exame de PSA e o rastreio do câncer de pele, que eu nunca tinha feito antes. Após os exames a gente fica mais tranquilo. Se descobrir algo já trata logo”, destacou o produtor.

Até o mês de novembro a carreta da saúde seguirá para mais seis compromissos. As próximas cidades, no mês de outubro, serão Pedra Azul, Salinas e Taiobeiras.