Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Agro+Verde é apresentado em evento sobre cacau

AGRO + VERDE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
07/05/2025 . SISTEMA FAEMG, INAES
Gerente regional do Sistema Faemg Senar apresenta o Agro + Verde aos participantes do Cacauicultores do Futuro 

Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi escolhida para sediar, pela primeira vez no estado, o Programa Cacauicultores do Futuro. A iniciativa tem como objetivo capacitar jovens produtores rurais de 18 a 29 anos para a produção de cacau, impulsionando o desenvolvimento dessa cultura na região. Como parte da programação, os participantes conheceram o Programa Agro+Verde — uma parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Cargill, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) — que visa expandir o cultivo de cacau para áreas não tradicionais do Norte mineiro. A proposta envolve o consórcio entre cacau e banana em propriedades rurais da região, e já está em execução: as primeiras mudas de cacau foram plantadas em Jaíba no início de abril.

Atualmente, o programa contempla mais de dez municípios do Norte de Minas e tem como meta fomentar o cultivo de 3.000 hectares de cacau. Nos dois primeiros anos, o cultivo é feito de forma consorciada com a banana, já instalada nas propriedades. A substituição total da área ocorre gradualmente, entre três e quatro anos, conforme o desenvolvimento das plantas. A expectativa é que o Agro+Verde contribua para a consolidação de uma cadeia produtiva local mais estruturada e sustentável.

“O nosso trabalho é capacitar produtores e trabalhadores rurais. Falar sobre assistência técnica e gerencial com esses jovens, que já estão no campo, é essencial para garantir a sucessão familiar. Apoiar sua permanência no meio rural e a continuidade das atividades das famílias é uma das nossas prioridades. E isso só é possível com informação, conhecimento, inovação e tecnologia”, destacou o gerente regional Dirceu Martins.

Cacauicultores do Futuro

Desenvolvido por uma empresa multinacional líder no mercado, o Programa Cacauicultores do Futuro oferece uma formação completa aos jovens produtores, com atividades teóricas e práticas, debates com especialistas, análises de mercado e troca de experiências. Entre os dias 6 e 8 de maio, a programação incluiu visitas técnicas a propriedades em Janaúba e Jaíba, onde os participantes conhecem de perto soluções inovadoras e sustentáveis para o cultivo do cacau.