Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Viveiristas apresentam produtos e soluções para fruticultores

AGRO + VERDE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
06/06/2025 . SISTEMA FAEMG, INAES

A Cargill, em parceria com Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), reuniu centenas de produtores rurais para a apresentação de viveiristas especializados na cultura do cacau. A ação marcou o encerramento do ciclo de palestras da Expotech nesta semana, em Janaúba, dentro da ExpôJanaúba, onde o tema da cacauicultura e o projeto Agro+Verde Cacau foram apresentados.

O objetivo do encontro, que contou com a fala de abertura do gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha de Melo, foi o de aproximar os produtores rurais que participam ou querem iniciar no Agro+Verde e os viveiristas, que vieram de várias regiões do país. Por meio do programa, que incentiva o plantio de cacau em áreas não tradicionais, os fruticultores podem adquirir mudas selecionadas do fruto e darem os primeiros passos na produção.

Cinco empresas apresentaram as suas soluções em mudas, genética, plantio e assistência ao produtor. Estiveram presentes representantes dos viveiros Biobrasil Produção de Mudas; Pró Cacau Tecnologia em Mudas; Viveiro Cacau Brasil; Brasil Cacau Mudas e Mudas Nobres. “Nosso objetivo é que cada produtor se sinta seguro e bem informado para tomar suas decisões. A aproximação com os viveiristas foi pensada justamente para garantir transparência, qualidade e apoio técnico desde o início da jornada”, afirmou Bruno Rocha de Melo.

Agro+Verde

O Agro+Verde é uma parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Cargill, por meio do Inaes, que atua em várias frentes, como incentivo financeiro; suporte técnico e treinamentos para os produtores atuarem na cadeia do cacau. Nos dois primeiros anos, o plantio do fruto é feito em consórcio com a área de banana já instalada, até que a substituição deste terreno plantado seja efetivada, de três a quatro anos.

Com a chegada do Agro+Verde à região, a perspectiva é que se forme uma cadeia produtiva local mais fortalecida para a cultura do cacau, impulsionando a região, em médio e longo prazo, ao patamar de 15 mil hectares de cacau plantados, com uma produção média de duas toneladas por hectare ao ano. A expectativa é que o Agro+Verde contribua para a consolidação de uma cadeia produtiva local mais estruturada e sustentável.