Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Troca de experiências impulsiona melhorias no ATeG

ATEG
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
02/12/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Sistema Faemg Senar recebe, nesta semana, o diretor de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Nacional, Eduardo Gomes, para uma agenda dedicada ao fortalecimento das ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial em Minas Gerais. A programação inclui reuniões técnicas, troca de experiências e a construção conjunta de estratégias para aprimorar as metodologias aplicadas no campo.

Eduardo Gomes foi recepcionado pelo superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, e pelo gerente interino de ATeG, Wender Guedes

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, destaca a relevância da visita e o caráter colaborativo do encontro. “Agradeço a atenção dispensada ao projeto em Minas Gerais. Sua postura vai além da direção, demonstrando uma parceria valiosa. Agradeço a disponibilidade e a expertise, na certeza de que juntos alcançaremos um avanço significativo em nossas metodologias e na consolidação do nosso programa de Assistência Técnica e Gerencial”, diz.

Durante a abertura, Eduardo Gomes apresentou sua visão sobre a evolução da assistência técnica no país e os desafios atuais do setor. “A proposta é desenvolver um trabalho diferenciado aqui, pois as experiências regionais são sempre muito positivas. Acredito que aprendemos muito mais do que trazemos”.

O diretor relembrou sua trajetória no Sistema CNA/Senar, iniciada em 2008, quando a assistência técnica ainda era incipiente. Ele ressaltou a transformação do programa ao longo dos anos e o impacto da qualificação profissional. “A princípio, oferecer capacitação nas escolas agrícolas era praticamente impensável. Hoje, entendemos que investir na formação dos alunos resulta em melhores profissionais e propriedades mais eficientes”.

Gomes também reforçou o papel central do Programa ATeG no cenário nacional. “Hoje, a assistência técnica é a espinha dorsal do Sistema CNA em todo o Brasil. Nosso diferencial é o relacionamento construído com as propriedades”.

O diretor também se reuniu com o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo

Desafios

Com mais de 21,5 mil propriedades atendidas em Minas Gerais e 160 mil em todo o país, o volume de dados gerado pelo programa representa um desafio relevante para a gestão. Para Eduardo, isso exige ajustes de prioridades e foco no que realmente transforma a vida do produtor. “Nosso foco é manter o técnico em sua atividade principal, mas abrindo espaço para parcerias e iniciativas que beneficiem o produtor”, pontuou.

A agenda segue com reuniões internas, debates técnicos e visitas a campo em propriedades atendidas pelo ATeG, reforçando o intercâmbio entre equipes e ampliando o impacto do programa no estado.

Apresentações contaram com a participação dos técnicos do ATeG, do consultor Carlos Renato Brega e do vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes