Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Técnicas de reprodução melhoram qualidade do rebanho de corte

PECUÁRIA
ESCRITO POR CARLA ARANTES, JUIZ DE FORA
26/01/2026 . SISTEMA FAEMG, SENAR
Marlus Mendes e a família. Tecnicas de reprodução revolucionaram a criação de gado

Administrador da fazenda da família da esposa desde 2018, Marlus Mendes, que é militar, buscou nos cursos oferecidos pelo Sistema Faemg Senar conhecimento técnico para aumentar a lucratividade da propriedade. Focou na criação de vezes da raça nelore e adotou técnicas em busca de melhoramento genético. Hoje, a Fazenda OP, que fica em Leopoldina, eliminou todos os touros e tem cem matrizes . “A venda anual gira em torno de 70 bezerros, que chegam a 7,5 arrobas em 7 meses”, explica Marlus, que também é atendido pelo ATeG. O produtor usa a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e a estação de monta, que este ano começou no início de novembro e deve ir até fevereiro. A meta é ter, pelo menos, 80% de vacas prenhas, que vão parir até o fim de outubro.

O consultor master do Senar Helvécio Oliveira enumera algumas vantagens da estação de monta:  No período de maior demanda nutricional das vacas - parição e lactação - há maior oferta de forragem; Forma-se lotes homogêneos para a venda e dados contemporâneos para comparar matrizes; Com idades definidas na propriedade, diminui-se o número de categorias, o que permite suplementações adequadas e compras estratégicas. “Na minha visão não existe nenhuma dificuldade em adotar esta técnica, pelo contrário, dá muito menos trabalho”, afirma o especialista.