"Trabalhos a quente aplicados a NR-31" é o novo treinamento do portfólio do Sistema Faemg Senar. O curso piloto foi realizado no município de Frutal, no Triângulo Mineiro. Dez colaboradores do Grupo Queiroz de Queiroz que atuam na Fazenda Cerradão participaram da capacitação com carga horária de 16 horas. O analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Martins, explica que o objetivo é adotar medidas de prevenção e controle em saúde e segurança nos trabalhos a quente na propriedade rural, baseados na NR-31 e outras normas regulamentadoras que complementam a utilização deste trabalho.
“Este treinamento vai fazer com que o operador tenha cuidados na hora de manusear lixadeiras, esmerilhadeiras, solda, todo trabalho que envolva a geração de faíscas ou centelhas, ou com temperaturas elevadas”, explicou Martins. A utilização e manuseio correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) também integram o conteúdo do curso. “Tudo isso para complementar a segurança desses operadores, para que realizem um trabalho seguro, consciente e livre de acidentes”, completou.
O técnico em segurança do trabalho do Grupo Queiroz de Queiroz, Thiago Araújo dos Santos, ressalta que o curso foi direcionado aos colaboradores do setor de manutenção automotiva. “Foi importantíssimo para eles, pois muitos não tinham todo esse conhecimento sobre as normas de segurança, o uso adequado de cada EPI. Agregou muito para deixar o trabalho mais seguro”, afirmou.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que a região do Triângulo Mineiro possui grandes propriedades do agronegócio, que contam com equipes atuando na manutenção de equipamentos, desenvolvendo trabalhos a quente. “Essa já era uma demanda da região e a inserção do treinamento em nosso catálogo de cursos vai facilitar para que os produtores rurais possam capacitar os seus colaboradores”, finalizou.