Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Drones fortalecem ações da Polícia Civil no campo mineiro

PARCERIA
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA DE BELO HORIZONTE
23/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Sistema Faemg, Sicoob Central Crediminas e CCPR entregam drones à Polícia Civil para fortalecer a proteção dos produtores rurais mineiros

Em mais uma ação de parceria entre o setor produtivo e as forças de segurança pública, o Sistema Faemg Senar, o Sicoob Central Crediminas e a CCPR – Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais – realizaram, nesta quarta-feira (23/10), a entrega oficial de dois drones e equipamentos complementares à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

Os equipamentos entregues incluem dois drones modelo DJI Matrice 4T, seis baterias avulsas, um cofre guarda-armas com fechadura eletrônica, duas estações de energia EcoFlow Delta Pro (127V) e o custeio de um link de internet via satélite Starlink por 12 meses, voltado exclusivamente ao uso da unidade policial rural.

Representando as instituições parceiras, estiveram presentes o presidente da CCPR Marcelo Candiotto e a gerente administrativa do Sicoob Central Crediminas, Cassilene da Silva. Também participaram o vice-presidente de Finanças e presidente do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES), Renato Laguardia, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que a segurança no campo é prioridade e que parcerias como essa são fundamentais para que o produtor rural possa exercer sua atividade com mais confiança e estabilidade.

“Há alguns meses, recebemos o pedido da Polícia Civil, com o apoio do deputado Antônio Carlos Arantes, para viabilizar equipamentos que pudessem ampliar a efetividade das investigações nas áreas rurais. Esse campo, que antes era apenas bucólico, hoje é altamente produtivo e, por isso, passou também a ser alvo de criminosos. Imediatamente, acionamos nossos parceiros da CCPR e do Sicoob para atender a essa demanda. Essa entrega é um gesto simbólico do nosso compromisso em colaborar sempre que possível para melhorar a vida e a segurança do nosso povo”, afirmou.

A entrega marca mais um passo importante na integração entre o setor produtivo e as forças policiais, intensificando a rede de apoio e proteção ao homem e à mulher do campo em todo o estado.

Governador em exercício, Matheus Simões, durante entrega de equipamentos à Polícia Civil de Minas Gerais.

“Quero agradecer, em nome do Governo de Minas, ao Sistema Faemg, à CCPR e ao Sicoob Central Crediminas pelo cuidado e pela parceria com a nossa Polícia Civil. O combate à criminalidade no campo traz desafios muito diferentes dos enfrentados nas áreas urbanas, as grandes distâncias e a topografia exigem soluções inovadoras e é muito gratificante ver que estamos equipando cada vez melhor nossas forças de segurança e incorporando ferramentas que ampliam a capacidade de investigação e de resposta”, comentou o governador de Minas Gerais em exercício, Mateus Simões.

A cerimônia aconteceu na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte, e simboliza o compromisso conjunto com a ampliação da segurança no campo. O objetivo é reforçar o monitoramento de propriedades rurais, prevenir crimes e apoiar operações policiais em regiões rurais de todo o estado.

A chefe adjunta da Polícia Civil, delegada Rita de Cássia ressalta a importância de construir parcerias com o setor produtivo e com o poder público. “Receber cerca de R$160 mil em equipamentos tecnológicos reforça nossa convicção de que estamos no caminho certo. Hoje, contamos com 14 delegacias rurais em todo o estado e seguimos trabalhando para ampliar essa estrutura. Temos certeza de que, com essa nova aparelhagem, poderemos alcançar resultados ainda mais efetivos nas investigações.”

Vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; Felipe Costa Marques de Freitas, chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri);  delegado João Victor de Jesus Leite, coordenador da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais (Deicra); presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo; chefe adjunta da Polícia Civil, delegada Rita de Cássia; presidente da CCPR Marcelo Candiotto; gerente administrativa do Sicoob Central Crediminas, Cassilene da Silva e deputado estadual Antônio Carlos Arantes