Compartilhe


SPR de Montes Claros lança concurso ‘Meu Agro é assim’

EXPOMONTES
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
08/07/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Durante a 51ª Expomontes, a exposição agropecuária de Montes Claros, alunos do ensino infantil e fundamental vivenciam e conhecem de pertinho como o agro está presente no dia a dia de todos, por meio do Projeto “Sementinhas do Agro”. A ação, que conta com várias atividades lúdicas no estande do Sistema Faemg Senar e Sindicato Rural de Montes Claros, vai culminar no concurso “Meu Agro é Assim”, que visa aproximar os pequenos da realidade do campo, gerando valor e respeito.

O concurso vai selecionar os melhores desenhos e frases das crianças participantes. "Os professores deverão criar um plano de aula focado no agro e incentivar os alunos a desenharem ou criarem frases com a visão que eles têm do setor. Depois, cada professor vai selecionar as duas melhores produções da turma e enviar para o endereço eletrônico indicado no regulamento", esclarece a coordenadora do concurso e vice-presidente do Sindicato Rural, Hilda Loschi. A ação é realizada com apoio da Gerência da Mulher, Jovem e Inovação da Faemg e da Comissão Faemg Mulher.

Hilda Loschi, coordenadora do concurso e vice-presidente do Sindicato Rural

As escolas que passam pelo estande recebem orientações e material para trabalhar com os alunos temas do agro, como produção de alimentos, preservação do meio ambiente e valorização do trabalho rural. "Precisamos mostrar a realidade do trabalho duro, focado em qualidade, preservação e sustentabilidade, realizado diariamente por cada produtor rural em todo o Brasil", destaca Hilda Loschi.

A previsão é que o projeto ocorra até setembro, quando serão revelados os vencedores, que receberão computador de mesa e tablet para os alunos escolhidos e premiação em dinheiro para os respectivos professores.

Escolas de Montes Claros e municípios vizinhos vão participar do concurso

Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins, o projeto é uma importante ferramenta para mostrar para as crianças de onde vêm os alimentos que consomem no dia a dia e apresentar um pouco da vida do produtor rural. "São essas ações que ajudam a construir uma narrativa correta de quem, de fato, alimenta o Brasil e de onde vem a grande riqueza, geração de trabalho e renda do país, que é do campo. Essas crianças que passarem pelo estande do Sindicato e Sistema Faemg Senar passarão a valorizar ainda mais o produtor rural".

As ações no estande dentro da Expomontes seguem até 13 de julho. Além do concurso, as crianças assistem a material interativo, podem tirar foto com o personagem Torrãozinho (mascote do Programa Semeando, uma iniciativa do Sistema Faemg Senar) e acessar a rotina de uma fazenda ou agroindústria com o óculos de realidade virtual.